São os habitantes do vilarejo de Pueblo, onde se inicia toda a história. Equivalem aos zumbis dos jogos anteriores, porém se assemelham mais à forma humana que estes. São mais agressivos e podem atacar com certas ferramentas, como tochas e pequenas foices. Após avançar um pouco no jogo, nota-se que as plagas que os contaminam surgem de suas cabeça após serem abatidos, sendo necessário também elimina-las. Além disso, em determinado ponto mostram-se mais equipados, como soldados, com armas mais potentes e maior resistência. Qualquer arma é eficiente contra eles, mas recomenda-se a Handgun para poupar munição dos equipamentos mais fortes ou a Shotgun quando estão em um grande grupo. |
Também é um Ganado, porém sua poderosa arma o torna especial em relação aos demais. Ele é muito mais resistente e possui uma moto-serra que decapita Leon em um único golpe, aparecendo diversas vezes ao longo do jogo. Deve-se evitar sua aproximação o máximo possível e para isso é recomendado o uso da Shotgun e granadas de luz para sua distração. No modo Mercenaries, surge uma versão sua maior e muito mais forte, com uma serra dupla e uma velocidade incrível, o que pode requerir toda a habilidade do jogador. |
Os clássicos cães infectados retornaram nesse jogo, porém com uma participação bem mais limitada. Mesmo assim, ainda aparecem em grupo e oferecem um certo perigo. São criaturas rápidas e que causam um alto dano com mordidas ou atacando com suas plagas. Contra ele, granadas incendiárias e a Handgun são muito efetivas, sendo a Shotgun necessária em caso de muita munição sobrando. |
Estas pequenas serpentes costumam surgir vez ou outra dentro das caixas de madeira que são encontradas durante o game. O dano causado por suas mordidas é quase nulo e elas morrem com uma só facada. Ao quebrar as caixas, mantenha a arma empunhada para não ser surpreendido. |
São os monges membros do culto Los Illuminados, residentes no castelo de Salazar. São muito parecidos com os Ganados em questão de resistência, mas podem matar com mais facilidade. Também estão infectados e aparecem de diferentes formas, desde seus líderes, que podem possuir armaduras e armas mais potentes, até os membros mais comuns. |
Um inimigo cego, porém extremamente perigoso. Guia-se apenas por sua apurada audição, atacando com afiadas garras que causam um alto dano se houver descuido. Seu grande ponto fraco é sua plaga, que fica extremamente exposta em suas costas. Tiros certeiros com o Rifle ou a Shotgun nesse local garantem sua morte. |
São os organismos que estão presentes dentro de todos os inimigos do jogo. Eventualmente após a morte de alguns deles, soltam-se e atacam por si só, podendo ser mortais em alguns casos. Tiros rápidos de Handgun dão conta delas e granadas de luz as destroem instantaneamente. |
Estranhos insetos que são dotados de invisibilidade ou de capacidade de vôo. Apesar disso, localiza-los não é uma tarefa difícil. Aparecem em diferentes partes do jogo, mas a estratégia para nocauteá-los é sempre a mesma: Shotgun ou alguma arma mais potente, no caso de haver muita munição. |
Um ganado-soldado com um diferencial: munido de uma enorme metralhadora giratória, consegue causar muito dano com um alto alcance. O melhor é evitar que ele a use, então, deve-se atirar repetidamente. Sua resistência é muito alta, dessa forma, o recomendado é uma arma de grande potência, como a Magnum ou uma Shotgun já com vários upgrades. |
Equipamentos medievais que ganharam vida própria ao receberem as plagas. Pode abater com facilidade. Com Leon, o recomendado é atirar em suas pernas, derrubando-a, e atirar em seguida no elmo, revelando a plaga. A partir daí, granadas de luz ou tiros de Magnum e Shotgun resolvem. Ao controlar Ashley, elas também aparecem, porém, não é necessário abatê-las. |
São estranhas criaturas com um alto poder regenerativo. Graças a isso, não se pode usar armas normais contra eles. Para derrotá-los, é necessário um rifle equipado com a Infrared Scope, que é capaz de localizar as plagas contidas em seus corpos. Atirando em todas elas com o rifle ou com uma arma potente como a Magnum ou a Shotgun, eles caem imediatamente. |
São seres semelhantes aos Regenerators, porém possuem espinhos por todo seu corpo, o que os torna ainda mais perigosos, capazes de matar Leon com uma única estocada. Para matar um Iron Maiden, usa-se o mesmo esquema dos Regenerators. A única diferença é a quantidade de tiros que são precisos, além de esse inimigo possuir mais plagas na região das costas. |
São Ganados irmãs, sendo que ambas possuem uma moto-serra. Atacam juntas ou separadamente, o que torna uma difícil tarefa abatê-las sem ser morto por decapitação. Aparecem em várias oportunidades: ao escolher um determinado caminho no mapa do vilarejo do game normal, em Separate Ways ou como chefe de uma das fases do modo Mercenaries. Para derrotá-las, usa-se o mesmo esquema do Dr. Salvador. |
Como o próprio nome já diz, trata-se de uma criatura que habita um lago, localizado próximo do vilarejo. Leon a observa anteriormente devorando os policiais que o transportavam no início do jogo. Para chegar até ele, o agente usa um bote e a única arma disponível é um arpão, que deve ser atirado no monstro quando ele se aproximar pela frente. O bote de Leon acaba preso ao corpo do animal por uma corda, o que o faz ter que desviar de obstáculos enquanto ele tenta escapar. |
Uma criatura gigante que possui uma vaga forma humana. Possui alta resistência aos tiros e tem uma força devastadora: é capaz de destruir pequenas casas e atirar árvores contra você. Há mais de um durante o jogo (inclusive com armaduras) e a única forma de derrotá-lo é usando a faca repetidamente em suas costas quando possível, após diversos tiros com sua arma mais potente. |
É o chefe de Pueblo e um dos homens fortes por trás de toda a história. Primeiramente possui uma forma humana, porém é mais alto do que o normal e é dotado de força descomunal. Leon o encontra diversas vezes antes de lutarem. Quando essa hora chegar, Bitores estará deformado, com sua coluna exposta. Nesse caso, tiros certeiros com o Rifle ou a Shotgun são excelentes escolhas. Posteriormente, apenas seu tronco sobra para atacá-lo. Use sua arma mais forte, pois ele é ágil e possui golpes potentes. |
Essa criatura é um dos guarda-costas de Salazar. A luta contra ele é opcional – basta ativar o elevador e esperar o tempo passar, apenas desviando de seus golpes. Porém, a recompensa por matá-lo é muito valiosa. Ele é um dos chefes mais resistentes do jogo, por isso economize na munição. Naturalmente, ele é indestrutível e para torná-lo vulnerável aos tiros basta jogar os vários cilindros de nitrogênio espalhados pelo local. Aí, é só descarregar sua arma mais potente nele. |
O humano que parecia indefeso se anexa a uma estranha e enorme criatura para enfrentar Leon. Ele possui ataques potentes e que podem matá-lo com um só golpe, então é necessário certo cuidado. Para vencer, atire até o corpo de Salazar ficar exposto. Dessa forma, você terá um curto período para atingi-lo o máximo possível. É recomendado usar a Shotgun ou a Magnum para esse trabalho. O rifle, se usado velozmente, pode ser útil. |
Um velho conhecido de Leon, que aparece em duas partes distintas. Na primeira, há apenas um duelo de facas – algo em que ambos são especialistas. No segundo encontro, Krauser está melhor armado e oferece maior perigo durante um longo caminho. A luta final é no alto de uma torre, com a plaga em seu braço muito desenvolvida. Para derrotar de vez o sujeito, atire em suas pernas até ele cair e use sua melhor arma na cabeça ou use a própria faca. |
A cartada final de Saddler. O U3 é uma bizarra criatura muito resistente, mas que não apresenta grande velocidade. Em sua primeira batalha, você só pode fugir e tentar escapar da seqüência de plataformas suspensas. Após isso, você alcança terra firme e pode nocauteá-lo. A Magnum, a Shotgun e granadas são recomendáveis aqui. |
O último grande desafio do jogo é ninguém menos do que o líder do culto Los Illuminados, em uma forma monstruosa que assusta apenas pelo tamanho. Atire primeiro nas pernas, paralisando-o. Seu ponto fraco torna-se então vulnerável – o olho. É possível causar mais dano ainda no monstro ao acionar as alavancas espalhadas pelo cenário, que podem fazer com que ele seja atingido por vários ferros. Quando Saddler tiver sofrido um dano considerável, Ada irá jogar a Rocket Launcher especial, capaz de matar a criatura com o seu único foguete. |
Os inimigos básicos do jogo, habitantes de Kijuju. Infectados, perderam qualquer raciocínio e se tornaram violentos. A estratégia básica é atirar na cabeça ou nas pernas, deixando-os fora de combate para a aplicação de um soco ou chute. Caso esteja cercado por muitos inimigos, utilize shotguns ou granadas. O tipo mais comum são os habitantes da vila, que atacam com ferramentas ou arco e flecha. Na tribo há tipos mais inteligentes e rápidos, portando lanças. Chris e Sheva também encontrarão variações armadas com metralhadoras e lança-mísseis ou pilotando motocicletas e veículos. |
Plagas modificadas, que podem sair da cabeça dos Majinis comuns. São bem poderosas e podem atingir os personagens a uma distância considerável. De longe, utilize handguns ou metralhadoras e, caso precise afastá-las, use as shotguns. Granadas de luz são capazes de matá-las imediatamente. |
Plagas voadoras, que deixam o corpo dos habitantes infectados após a explosão de suas cabeças. Tentam cercar os personagens, mas não são capazes de infligir muitos danos. Utilize a handgun e seja preciso nos disparos. |
Os cachorros infectados se movem bem rapidamente e são capazes de saltar por grandes distâncias em direção aos personagens. Utilize metralhadoras ou shotguns para matá-los rapidamente e não deixe que eles te cerquem. Caso a cabeça deles se parta ao meio, afaste-se e não pare de atirar. É possível acabar com eles com facilidade utilizando Flash Grenades enquanto eles estiverem com a boca aberta. |
Inimigo presente no primeiro cenário do game. Seus ataques são extremamente poderosos e capazes de matar Chris ou Sheva com apenas um ou dois golpes. Não é necessário matá-lo, apenas fuja pelo cenário. Caso deseje acabar com ele, atire sempre na cabeça e utilize os transformadores e barris espalhados pelo local em seu favor, mantendo sempre uma distância segura. |
Inimigos bem semelhantes aos de Resident Evil 4 e podem matar os personagens com apenas um ataque. Atire sempre na cabeça com o que tiver de mais forte, aproveitando os momentos de fraqueza da criatura para utilizar golpes corpo-a-corpo. Utilize transformadores e barris explosivos em seu favor, correndo sempre que ele se aproximar. |
Gordos, fortes e um pouco mais altos que os Majinis comuns, tentam socar os personagens duas ou três vezes seguidas. Utilize o que tiver de mais forte, atirando sem parar na cabeça do inimigo até matá-lo. |
Crocodilos comuns, que surgem nos pântanos da aldeia Ndipaya e podem matar os personagens com apenas uma mordida. Mantenha distância destes animais, ficando atento à movimentação da água, que indica que eles estão se aproximando. Fique atento aos QTEs que surgem na tela, onde você terá que pressionar rapidamente os comandos para escapar dos ataques do inimigo. |
Habitantes infectados da tribo, vestem uma máscara cerimonial que os protege contra disparos na parte superior do corpo. São bem fortes e atacam em bandos, complicando o combate contra eles. Corra sempre que possível e atire nas pernas até matá-los. Tome cuidado com os saltos dos inimigos, que tiram bastante energia e algumas vezes podem ser evitados por meio de QTEs. |
Criaturas semelhantes a aranhas, cercam o personagem e atacam com saltos, prendendo-se e sugando energia dos protagonistas. São fracos e morrem com apenas alguns tiros de handgun. Caso seja envolto por muitos monstros, utilize uma shotgun para matar vários de uma só vez. |
Experimentos mal-sucedidos, no caminho para serem descartados. Não conseguem se levantar, mas podem saltar nos personagens enquanto eles estiverem passando pela esteira do incinerador. Tome cuidado, principalmente se estiver próximo ao fogo, pois caso sejam agarrados, Chris e Sheva não poderão se movimentar por alguns segundos. |
Terceira variação de Plagas, que normalmente aparecem mais adiante no jogo. Destroem o corpo dos infectados acima da cintura e possuem uma carapuça que impede que sejam atingidas. Atire nas pernas do monstro, até que a área superior do corpo seja exposta. Alguns tiros bastam para acabar com a criatura. Granadas de luz são capazes de matá-las imediatamente. |
Inimigo que surge nos templos, é bem semelhante ao Popokarim, porém, mais fraco. Seus ataques são igualmente devastadores e a forma de matar também é semelhante. Caso não possua Proximity Mines, utilize granadas ou atire quando ele estiver voando. |
Os inimigos clássicos de Resident Evil 2 estão de volta, desta vez, mais fortes. Tente passar por eles sem fazer muito barulho e, caso seja percebido, utilize as armas mais poderosas que possuir. De perto, prefira a Shotgun para afastá-los e, de longe, prefira as metralhadoras, atirando na cabeça para impedir que eles se aproximem. Fique atento ao parceiro e salve-o rapidamente caso ele seja atacado. Caso os monstros sejam derrubados de costas, é possível utilizar uma ação para matá-los. |
Estes insetos infectados são capazes de liberar uma substância que atrapalha a visão dos personagens. Seu único ponto fraco são os pontos brancos localizados em suas costas e barriga. Utilize rifles ou metralhadoras e mantenha distância, pois um único ataque é capaz de matar Chris ou Sheva. |
Inimigos bem poderosos que aparecem poucas vezes ao longo do game. São resistentes e podem receber diversos disparos até sentirem os ataques. Mantenha o máximo de distância possível e esconda-se dos tiros atrás de paredes, utilizando o rifle para atingi-los de longe. |
Esta criatura é imune a balas e ataques diretos, tendo o fogo como seu único ponto fraco. Formada por organismos que lembram sanguessugas, a única maneira de acabar com ela é atraí-la para dentro do forno existente na sala e o utilizando para queimar o monstro. |
Espécie de mistura entre um morcego e uma lacraia. Este monstro possui um exoesqueleto protetor e tem como única vulnerabilidade sua parte inferior. Utilize as Proximity Mines e atire sem parar quando o monstro revelar seu ponto fraco. Seus ataques são bem fortes e podem causar dano considerável. |
Inimigo semelhante ao El Gigante de Resident Evil 4. É enfrentado a bordo de um veículo com a utilização de uma metralhadora montada. Forte e lento, utilizará de socos, chutes e objetos do cenário para atacar os personagens. Concentre fogo em sua cabeça e nas Plagas que ele revela para matá-lo mais rapidamente. Seja cauteloso ao utilizar a arma para que ela não superaqueça. |
Após se injetar com o parasita, o terrorista se transforma em um monstro marinho gigantesco e com alto potencial destrutivo. Tome cuidado com seus tentáculos e atire quando a criatura revelar Irving em seu interior. |
Criatura que se assemelha bastante a um caranguejo. É rápido e possui ataques devastadores, incluindo um capaz de acabar com os personagens com apenas um golpe. Atire em seus pontos fracos e utilize granadas explosivas para destruir o esqueleto protetor do monstro. |
Criatura semelhante ao primeiro Uroboros enfrentado no game. É resistente aos disparos e só é atingida com fogo. Utilize o lança-chamas encontrado na sala para queimá-lo, revelando seus pontos fracos, e atirando sem parar. Afaste-se e fique atendo para os QTEs quando o monstro atacar. |
Excella Gione, após ser injetada com Uroboros, se transforma em uma criatura gigantesca e poderosa, capaz de causar grande dano e liberar pequenas criaturas que também atacam os personagens. Trabalhe em equipe com o parceiro, um atirando contra os monstros menores enquanto o outro utiliza o laser, mirando nas protuberâncias amarelas no corpo de Aheri. |
A ex-parceira de Chris não deve ser morta e tiros devem ser utilizados somente quando for extremamente necessário afastá-la de você (o game será terminado caso ela seja assassinada). Na segunda batalha, aproxime-se e utilize os botões de ação para rendê-la enquanto seu parceiro tenta retirar o dispositivo em seu peito. |
O vilão é enfrentado diversas vezes durante o jogo e é bem resistente a disparos, a não ser que esteja distraído. Corra mais do que atire e tente despistá-lo em sua forma humana. Quando fundido com Uroboros, Wesker fica um pouco mais lento, mas seus ataques são mais destruidores. Atire somente em seus pontos fracos no peito e nas costas com suas armas mais fortes. |
Presentes apenas no cenário extra “Lost In Nightmares”, são criaturas que vagam pela mansão de Spencer e atuam como guardas do local. Apesar de fortes, são lentos e possuem um comportamento semelhante aos Executioners enfrentados durante o game normal. Concentre fogo na protuberância em seu ombro esquerdo, ponto fraco do inimigo, mas não se aproxime demais, pois o sangue da criatura é ácido e pode deixar os personagens indefesos. |
São seres humanos infectados pelo parasita Las Plagas e sujeitos ao controle de certas pessoas. Os Manjini (demônio, em suaíli) perdem toda a capacidade de identificar e de pensar racionalmente, mas ainda mantêm o nível de inteligência humana, como a capacidade de compreender e de se comunicar uns com os outros. Eles são ágeis e podem usar ferramentas, como machados, e armas. Bem articulados, podem ser uma ameaça em grupo. |
Membros do culto Los Illuminados, os Cultistas(Cultists, em inglês) vestem túnicas, pintam o corpo e usam acessórios, como cabeças de animais mortos. Eles podem usar armas como foices e bastões medievais. Assim como osManjini, os Cultistas foram infectados pelo parasita Las Plagas. |
Grandes e gordos, são Majinis mais resistentes que costumam atacar com socos. A utilização de armas pesadas é recomendada, pois o Big Man não se abate tão fácil. |
Duvalia é uma variação de Las Plagas que destrói totalmente o tronco do hospedeiro quando se expõe. Possui uma espécie de carapaça dura e resistente a tiros. É preciso atirar em um dos membros inferiores para fazer com que a carapaça se abra e o ponto fraco de Duvalia se exponha. Use granadas e armas pesadas. |
Extremamente fortes e mortais, são Majinis com uma incrível força que carregam uma serra elétrica. Homens e mulheres letais que podem te levar ao estado de morte com um só golpe. Atire na cabeça e lance bombas para os deixar vulneráveis. |
Manjini que carrega uma metralha de grosso calibre. Tem grande forma física e pode receber diversos disparos até sentir seus ataques. Mantenha o máximo de distância possível e esconda-se dos tiros atrás de paredes, utilizando o rifle para atingi-lo de longe. |
O Garrador é uma arma biológica desenvolvida pelo cultoLos Illuminados. Os Garradores se tornaram muito violentos e por isso seus olhos foram fechados pelos membros do culto. Guiam-se apenas por sua apurada audição, atacando com afiadas garras que causam um alto dano. Seu ponto fraco é um parasita que fica exposto em suas costas. É preciso derrubá-lo ou deixá-lo vulnerável para atingir sua Plaga. |
O Popokarim é uma arma biológica produzida pela Tricella partir da infecção de um morcego com Las Plagas. Possui uma carapaça protetora que o protege contra ataque de balas. É facilmente derrubado com proximity mines, que expõem o seu ponto fraco. Use as melhores armas para matá-lo. |
É um Ganado (Resident Evil 4) com extrema força física. Levado à loucura pela Las Plagas, Dr. Salvador é um inimigo ágil e habilidoso em The Mercenaries 3D. Não o deixe se aproximar demais, pois a morte é certa com ele. Utilize bombas e armas de grosso calibre à distância. |
Um grande e poderoso carrasco que carrega a morte com o seu machado, Executioner Majini tem duas variações emThe Mercenaries 3D. Uma delas expõe um dos parasitas nas costas, o único ponto fraco dessa mutação. Ninguém sabe quantas perfurações Executioners têm pelo corpo e se são uma forma de auto-mutilação masoquista ou de tortura. Eles devem ser evitado a todo custo, pois trazem a morte com apenas um golpe. Mantenha distância, jogue granadas e atire com rifles. |